***
Reverenciamos Kardec por seu elevado espírito de investigação dos fenômenos psíquicos
***
Outubro de 1804, outubro de 2021. Duzentos e dezessete anos. Esta seria a “idade” de Denisard Hypollite Leon Rivail (forma como foi gravado seu nome, em sua certidão de nascimento), o nosso Allan Kardec.
Como Espírito, Rivail-Kardec obteve o despertamento espiritual ao longo das vidas sucessivas, o que moldou o caráter investigativo de sua individualidade. Assim, desde os primeiros albores da juventude, notória era a sua inclinação para o estudo das ciências e da filosofia, aprimorando seus dotes intelectuais e o conduzindo para a cátedra.
Na Pedagogia, tanto quanto na realização do Projeto Espírita, demonstrou sobejamente os caracteres do homem progressista e livre-pensador. Calmo e frio (mas não ao extremo, pois tinha e manifestava emoções), observou cuidadosamente os fatos, deduzindo, a partir destes, leis regentes, compondo uma teoria a que denominou com palavras novas (espírita e espiritismo), e uma doutrina (não uma mera religião ou filosofia), corporificada, metódica e regular. Desvendou o sobrenatural, ajustando-o à disciplina das Leis Naturais (Divinas e imutáveis), destruindo o maravilhoso e a superstição para, em seu lugar, edificar a realidade transcendente do Espírito e das relações espirituais entre todos os seres, sem exceção, sob os princípios de fraternidade, liberdade, igualdade e solidariedade.
Reduzido, por muitos, a “mero” secretário ou assessor dos Espíritos Superiores, ou idolatrado por outros, a ponto de reduzir o alcance de sua obra e proposta ao texto original da Codificação, sem permitir as oportunas e necessárias revisões em face do progresso temporal, o Kardec que reverenciamos, por ocasião de mais um aniversário de sua encarnação, é o homem incansável, infatigável, perscrutador e intimista, que propugnou, sempre, na divulgação e no exercício prático do Espiritismo, a continuidade do seu trabalho pelos adeptos da doutrina e a permanência e a atualidade dos conhecimentos, em face de novas pesquisas psíquicas e do desenvolvimento das ciências, como da própria Humanidade.
Eis o nosso labor, de hoje e de sempre! E é por isso que, de 3 a 9 de outubro do ano em curso, estaremos promovendo uma Semana Especial, inteiramente dedicada às nuances de sua personalidade espiritual, intitulada “A atualidade de Kardec”, nos canais ECK e Allê de Paula. Que Kardec nos inspire a tornar acessível e progressista, distante dos dogmas religiosos e das afirmações sem lastro, o Espiritismo!
Nota do Autor:
Para acompanhar a semana, acessar:
https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec
https://youtu.be/IZnX3l7oxVQ
https://www.facebook.com/alledpaula/live_videos/