Fórum do Livre Pensar Espírita – LiPE – 2022 – está no ar. A trajetória do Saber

Tempo de leitura: 3 minutos

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A PROGRAMAÇÃO

Marcelo Henrique, Curador do IV LIPE – Fórum do Livre Pensar Espírita – LiPE

Bienvenue! (Benvindos!)

Antes de falar do LiPE, é necessário falar do ECK. Eu sei, você já está acostumado com essa “sopa de letrinhas” no chamado movimento espírita, não é mesmo? É bem assim. Nós, espíritas, damos nome àquilo que fazemos ou criamos e, depois, para facilitar, compomos siglas para identificar melhor cada uma delas. Não que isto seja “privilégio” ou “exclusividade” do Espiritismo, já que em outras áreas do conhecimento humano a prática também viceja.

ECK é o “Espiritismo COM Kardec”, um grupo inicialmente criado na plataforma social Facebook, em 11 de abril de 2017, mas que, como se diz na gíria internáutica, “viralizou” e hoje ocupa diferentes redes sociais e aglutina mais de três dezenas de colaboradores diretos e coordenadores. É um grupo espírita, cuja sede é o planeta inteiro!

Inicialmente concebido como um “encontro de ideias acerca do Espiritismo”, considerando-se as premissas necessárias do livre pensar, do humanismo, do laicismo, do progressismo contidos na proposta originária de Allan Kardec (1857-1869), foi em 13.10.2018 que o “grupo” resolveu se reunir presencialmente, na cidade de São Paulo (SP), para a realização da primeira edição do Fórum do Livre Pensar Espírita (LiPE), tendo como sede o Grupo Espírita Manoel Bento, no bairro paulista de Santana.

Pensamos que não foi apenas Santa Ana, mas a “comunhão dos Santos” (brincadeirinha!), isto é, os Espíritos Luzeiros, abraçaram a iniciativa, que provocou as primeiras semeaduras de ideias do ECK, sob a forma de um evento. Tanto é que, em janeiro de 2020, o grupo voltou a se encontrar no “Manoel Bento”, para o II LiPE, mais estruturado, com atividades programadas e o fórum de temas livres, que marcou definitivamente o “selo ECK” para a comunidade dita espírita.

Depois… Ah, depois, veio a pandemia Covid19… A partir de fevereiro daquele ano, as atividades presenciais foram restringidas e suspensas, e o Brasil – assim como a comunidade internacional – padeceu os piores momentos da pandemia, ficando impossibilitada a reunião presencial dos amigos ECKanos.

A alternativa foi realizar o LiPE, o terceiro da série, na ambiência virtual. E não é que a iniciativa foi um sucesso? É claro que a expertise do ECK ajudou. E muito! Porque, no início da tormenta viral, as instituições espíritas, com suas portas fechadas, tiveram de se reinventar e a alternativa, para a execução e para a assistência, foi a ambiência virtual. Então, inúmeras lives foram realizadas, preparando o “time” para o desafio do III LiPE. Nove datas. Nove temas. Dez convidados. Os vídeos estão até hoje reverberando pela web e podem ser acessados, curtidos e compartilhados no Canal ECK no YT (e dá-lhe letrinha!). O endereço é: youtube.com/c/EspiritismoComKardec

Chegamos então ao “grand moment” (grande momento) de apresentar aos nossos internautas a programação completa do IV Fórum do Livre Pensar Espírita (LiPE 2022). Desta vez, serão dez datas (temos que crescer, uai!?), com a participação de (logicamente) dez convidados, e vinte debatedores. Ah, e um moderador-apresentador, para conduzir a orquestra. Os dez (mas que repetição, não? Dá até pra fazer uma “fezinha” no “bicho” ou na loteria. Dez, aliás, é coelho! Um animalzinho muito esperto…).

Nossos convidados são, como de costume, especialistas em seus temas, com trabalhos e experiências divulgadas por diversos meios. Cada um deles pertence ao movimento espírita brasileiro, mas não será comum você vê-los nos “badalados” eventos de tapetes vermelhos em centros de convenções e em hotéis com (mais de) cinco estrelas… Eles são como o ECK. Uma espécie de “movimento alternativo”, porque congregamos espíritas livres pensadores, laicos, humanistas e progressistas. Ah, e não sendo redundante, KARDECISTAS. Porque para nós o MAIS importante na Doutrina dos Espíritos é a GENIALIDADE do professor francês, do qual, nós, todos, em todos os dias, somos (procuramos ser, né?) seus étudiants appliqués (estudantes aplicados).

Nosso “plantel” terá (ordem alfabética, porque não sou “doido” de estabelecer hierarquia entre nossos queridos amigos): Ana Claudia Laurindo, Edson Figueiredo de Abreu, Elias Inácio Moraes, Guilherme Velho, Henri Netto, Jerri Almeida, Jorge Medeiros, Marcelo Teixeira, Rosildo Brito e Wellington Balbo. Muitos deles estarão pela vez primeira na bancada, dando-nos a honra de sua iluminada presença na “bancada” do ECK – que é como costumamos chamar o espaço que reúne os espíritas alternativos. Outros, são companheiros que retornam porque foram pedidos por nossos ECKanos. E, é claro, tem aqueles que já são “figurinhas carimbadas”, presentes desde o primeiro ou o segundo LiPE, ou que, volta e meia, são requisitados por sua simpatia, bom-humor e conhecimento doutrinário. Requisitos que são fundamentais para estar no ECK.

Então… Só nos resta dizer…

Voilá? Nous t’attendons avec joie, connaissance spirite et amitié! (Vamos lá? Nós esperamos vocês com alegria, conhecimento espírita e amizade!)

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.