Tema: Contextualizando Kardec: do Século XIX ao XXI – 01.02 – 3a live

Tempo de leitura: 2 minutos

TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

https://www.youtube.com/c/EspiritismoComKardec

RESUMO

A programação do IV Fórum do Livre Pensar Espírita (LiPE) do ECK, segue, no dia 1º de fevereiro de 2022, às 18h30, com Elias Inácio Moraes (GO) enfocando o tema “Contextualizando Kardec: do Século XIX ao XXI”. Ricardo Sardinha (MG) e Wilson Custódio (SP), todos sob a Moderação de Marcelo Henrique (SC).

O pedagogo Rivail, depois Kardec, seu pseudônimo espírita, foi caracterizado por várias virtudes: bom senso, lógica, racionalidade, capacidade de ensino, gestão e coordenação, oratória, pesquisa científica, escrita, organização de documentos e correspondências, entre outras. Sua carreira pré-Espiritismo foi bem-sucedida, atuando com desenvoltura tanto na Educação quanto na Contabilidade.

Sua “carreira” espírita tem início em 1854, com os primeiros experimentos de mediunidade que presenciou, aperfeiçoando-se, a partir de 1855, com as sessões familiares de Espiritismo, em que, das manifestações espontâneas originais, passou a adotar a evocação como método de consulta às Inteligências Invisíveis e, daí, a composição de suas trinta e duas obras, muitas das quais desconhecidas do chamado “público espírita”.

Kardec foi um homem do seu tempo e, com isto, ficou aprisionado à cultura e ao contexto social de sua época? Foi seduzido por teorias que aparentavam cientificidade e que, após sua morte, e no decorrer do século seguinte (XX) foram desqualificadas e se tornaram obsoletas? Em que situações Kardec “errou” como erraram todos os que lhe eram contemporâneos? Em contrapartida, em que ocasiões Kardec esteve à frente do seu tempo, sobretudo para interpretar as informações contidas nas psicografias, ampliando-as e teorizando com perfeição?

Estas e muitas outras questões farão parte dos debates que, por certo, irão identificar erros e acertos na trajetória humana deste Espírito, suas grandiosas e volumosas contribuições para o estudo dos fenômenos psíquicos e das leis espirituais, mas que também irão permitir a humanização do personagem, afastando-o da idolatria cega, do personalismo e da mitificação e mistificação do Codificador.

É por isso que você está sendo ansiosamente aguardado na terceira live do IV LiPE. Até lá!

ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
https://www.comkardec.net.br/category/iv-lipe-2022/

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.