Ida Della Monica
O dom natural da vida é trabalhar. Trabalho é movimento. Movimento é transformação e o princípio de toda transformação é modificar algo para melhor, segundo as leis naturais. Podemos definir, então, que trabalho é progresso. Sem progresso, isto é, sem trabalho, teremos estagnação ou regressão.
O homem traz consigo uma força que o impulsiona ao progresso e à evolução, pois essa é a razão de sua existência. Sem essa força, ele sucumbirá, deixará de existir.
O que estamos assistindo hoje, de camarote, é a destruição do ser humano. O vírus destruidor, propagando-se por todo o planeta se chama Desemprego. Foi produzido num laboratório chamado Egoísmo.
O desemprego é uma das maiores violências de nosso tempo e continua crescendo. A cada dia homens e mulheres são destituídos de seus empregos, levando-os ao desespero. A família, sem sustentação e sem condições de suprir suas necessidades básicas, descobre um mundo de humilhação e desesperança. O problema merece tratamento emergencial, prioritário. Nós, cidadãos espíritas, não podemos ficar omissos. Cada um de nós pode contribuir de alguma forma. Basta boa vontade, mas não só boa vontade. É preciso ação e a principal delas é combater o egoísmo. A divulgação dos princípios fundamentais do Espiritismo é o antídoto eficaz para conter e extirpar esse mal da Terra.
Houve uma inversão de valores numa parcela da sociedade detentora do poder. “Deus deu aos homens a inteligência para compreenderem e se guiarem nas coisas terrenas e celestes”. É preciso usar essa inteligência. Homens não são robôs. Homens não são máquinas. Homens choram…
É para você, homem de hoje, que dedico algumas palavras: Decida-se a caminhar. Não tenha medo de ousar. Somos árvores e todos carregamos a semente dentro de nós mesmos. Na semente estão nossas qualidades, nossas aptidões. Descobrir, buscar dentro de si essas qualidades gerará criatividade. A criatividade te impulsionará a construir, a começar tudo de novo, incansavelmente. Chegou o tempo de usar a mente e o coração, ou seja, a razão e a intuição. Essa descoberta de si mesmo fará a semente germinar e, assim, a árvore produzirá seus próprios frutos. O Brasil é um país imenso. Existe um imenso potencial produtivo inexplorado. Pense nisso! Tudo na vida sempre tem uma saída. Vista-se de coragem e siga em frente!
OS TEXTOS DA EDIÇÃO
Em tudo é o mesmo suor, por Marcus Vinicius de Azevedo Braga
O Trabalho como fator de evolução, por Vítor Ronaldo Costa (in memoriam)
O homem sem Trabalho não pode evoluir, por Leopoldina Xavier
One thought on “O Homem e o Trabalho, por Ida Della Monica”