Posicionamento ECK após a posse do novo governo brasileiro (2023)

Tempo de leitura: 2 minutos

No mês de janeiro de 2022, portanto, há exato um ano, o colegiado do Grupo “Espíritismo COM Kardec”, representando, institucionalmente, por seu CONSELHO DE GESTÃO, deliberou de forma majoritária pela assunção de um DISCURSO FORTE, MOTIVADO, ÉTICO e RESPONSÁVEL, seguindo as diretrizes contidas nos fundamentos da Doutrina dos Espíritos, enquanto base filosófica e, também, repetindo os posicionamentos de Allan Kardec em relação a questões político-sociais e jurídico-econômicas da França do Século XIX.

Não! O ECK não se omitiu e não se omitirá, jamais!

Assumimos, então, a bandeira de defesa da LIBERDADE, da DEMOCRACIA, da ÉTICA NA POLÍTICA e do combate a qualquer tentativa ou ação em curso contra tais premissas. Levantou-se, o ECK, frontalmente contra o então governo federal brasileiro, eleito em 2018 e empossado em 2019, representando pela chapa Bolsonaro-Mourão, então, respectivamente, presidente e vice do Brasil.

Durante as discussões e debates político-eleitorais, portanto, sempre se posicionou CONTRA o sistema de gestão adotado pelo governo 2019-2022, de forma inédita e vanguardista. Fomos o primeiro coletivo espírita brasileiro a adotar uma postura CONTRA O BOLSONARISMO e a favor de candidaturas responsáveis, calcadas na democracia e no respeito aos princípios constitucionais vigentes no Estado Democrático de Direito da República Federativa do Brasil (Constituição Cidadã de 1988).

Com a definição das alianças e candidaturas ao pleito majoritário do país, o ECK assumiu compromisso público de APOIO à candidatura Lula e, depois, à chapa Lula-Alckmin, que restou vitoriosa nas urnas, nos dois turnos, foi diplomada e hoje, primeiro de janeiro de 2023, foi empossada, dentro das regras constitucionais-legais vigentes em nosso país.

A primeira etapa desta cruzada e desta posição institucional, então, encerra-se hoje, dando abertura para o início da segunda, nesta mesma data, que é a da manutenção do estado permanente de vigília contra qualquer atitude, individual ou coletiva, espírita ou não-espírita, institucional ou judicial que venha a agredir os direitos fundamentais, os princípios fundamentais e os valores da nação brasileira.

Esperamos, assim, que TODOS OS ESPÍRITAS DE BOA VONTADE, os aspirantes a MULHERES E HOMENS DE BEM, conforme contido tanto em “O livro dos Espíritos” quanto em “O evangelho segundo o Espiritismo”, nos acompanhem nesta jornada.

Valendo-nos da premissa fundamental do Espiritismo, de sua teoria e prática, que é o da construção de uma humanidade regenerada, a partir da aplicação das Leis Morais, em especial a Lei do Progresso, estaremos, enquanto Espíritos encarnados, nos associando aos vultos espíritas do passado que realizaram, a seu tempo, nobres ações tanto no sentido da fraternidade e solidariedade entre os homens, como da implantação da justiça social no planeta: Allan Kardec, León Denis, Bezerra de Menezes, Francisco Cândido Xavier, Deolindo Amorim, José Heculano Pires, Manuel Porteiro, Cosme Mariño, Humberto Mariotti, entre outros – os quais, seguramente, permanecem atuando junto a nós, de maneira inspirativa e intuitiva, assim como pela comunicabilidade mediúnica.

Esperamos, assim, que a atmosfera psíquica de nosso país, assim como a ambiência físico-material possam demonstrar, aos poucos, sinais de pronta e crescente recuperação, à medida em que os direitos individuais e sociais, o respeito à ética e aos valores fundamentais da pessoa humana, possam ser, aos poucos, recuperados no Estado Brasileiro, a partir das ações político-institucionais dos três poderes da República.

O ECK, por fim, volta a assumir COMPROMISSO PÚBLICO, de forma permanente, para os quatro anos de mandato do governo que ora se inicia e para a atuação, por atividades espíritas e não-espíritas, no sentido de respeito às Leis Divinas e às Leis Humanas, atuando para garantir e fornecer, sobretudo aos mais economicamente carentes, uma vida digna.

Conselho de Gestão ECK.

Foto: Imagem de Kanenori por Pixabay 

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.