A ideia de Simetria presente na Natureza tem profunda ligação com as Leis Naturais. Na Revista Internacional de Espiritismo, em agosto de 2003, foi publicada uma interessante matéria intitulada “Das Simetrias da Vida à Supersimetria do Ser”. Nessa matéria, o autor expõe algumas características da ideia de Simetria e tenta relacioná-las ao Espiritismo.
Motivados pela questão, apresentaremos um outro enfoque usando uma importante correlação entre Simetria e Leis de Conservação que a Física nos apresenta e o que isso contribui no entendimento das Leis Morais.
Existem três tipos de simetria extremamente básicos que estão relacionados com outras três importantes Leis de Conservação em Física. São elas: i) Simetria de Translação Espacial; ii) Simetria de Rotação Espacial e iii) Simetria de Translação Temporal. Cada uma delas está ligada a uma lei de conservação: i) de Momento Linear; ii) de Momento Angular e iii) Energia Total, respectivamente [2]. A seguir explicaremos cada uma delas.
Simetrias de Translação Espacial, Rotacional e Temporal
A homogeneidade e isotropia do espaço significam que cada ponto do espaço é indistinguível dos outros e que todas as direções são equivalentes. Isso faz com que as propriedades de qualquer objeto físico ou sistema fechado permaneçam as mesmas quando ele é transladado de uma posição para outra ou quando sofre uma rotação.
Como consequência, as grandezas chamadas Momento Linear e Angular são conservadas, ou seja, elas são constantes. Os Momentos Linear e Angular são grandezas que representam uma medida da “quantidade de movimento” de um objeto. O leitor não deve se preocupar em entender profundamente esses conceitos técnicos. O ponto mais importante é o fato da simetria de translação estar associada à uma Lei de Conservação.
Como o tempo é homogêneo, todos os instantes são equivalentes para um observador num mesmo referencial, e por isso se um evento ocorre num determinado intervalo de tempo, ele ocorrerá de forma idêntica num outro intervalo de tempo. Por exemplo, o cozimento de um ovo pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite, hoje ou amanhã ou, ainda, em qualquer dia do ano. A consequência desta simetria é a Lei de Conservação da Energia total do objeto ou sistema. A ideia de Energia é algo mais comum a todos nós.
Outras simetrias existem, mas é suficiente para nós aqui ficarmos com essas três relações mais básicas entre simetrias e leis de conservação. Estamos agora em condições de analisar a nossa proposta a respeito de um tipo de simetria relacionada ao Espírito e a que Lei Moral ela corresponde.
Simetria de Sentimentos do Espírito
Sem pretender dar a última palavra sobre o assunto, propomos a ideia da simetria de sentimentos do Espírito. Estamos querendo falar a respeito das igualdades a que todos nós estamos sujeitos. Fazendo uma pesquisa nas Obras de Allan Kardec, encontramos duas menções à palavra igualdade que nos interessa aqui.
A primeira menção é encontrada na questão 803, de “O livro dos Espíritos”:
803. Perante Deus são iguais todos os homens?
“Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez Suas leis para todos. Dizeis frequentemente: “O Sol luz para todos” e enunciais assim uma verdade maior e mais geral do que pensais.”
Comentário de Kardec: Todos os homens estão submetidos às mesmas leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos, aos Seus olhos, são iguais.
A segunda menção é encontrada no item 7, do Capítulo XVII, de “O evangelho segundo o Espiritismo”:
“A igualdade em face da dor é uma sublime providência de Deus, que quer que todos os seus filhos, instruídos pela experiência comum, não pratiquem o mal, alegando ignorância de seus efeitos”.