Espiritualidade e Sustentabilidade – ECK

Tempo de leitura: < 1 minuto

Editoria ECK

Espiritismo e Sustentabilidade. Qual a relação entre esses temas?

Foi a pergunta que nos fizemos ao pensar numa seção específica, em nosso Portal, para amplo acesso (de espíritas e não-espíritas). É preciso, como disse Kardec em sucessivas passagens, estar atento ao que ocorre no planeta – mundo físico ou corporal – sem esquecer da dinâmica das Leis Espirituais (Universais ou Divinas, em sua grafia, em “O livro dos Espíritos”).

Sustentabilidade é um neologismo decorrente de outros, anteriores, expressando conceitos correlacionados à preservação da Natureza e do meio ambiente. Pode ser conceituado como a capacidade de conservação ou sustentação de sistemas ou processos, aquele desenvolvimento que ocorre, pela materialidade humana, no exercício das faculdades intelectuais e conforme o seu livre arbítrio, individual e coletivamente, para as questões da materialidade planetária, sem o esgotamento dos recursos naturais (não-renováveis) para as futuras gerações.

Relembrando Allan Kardec em seu oportuno diálogo com as Inteligências Invisíveis, ao questionar, deles, acerca do uso dos bens naturais terrenos, recebeu a seguinte resposta: é um direito consequente da “necessidade de viver. Deus não pode impor um dever sem conceder os meios de ser cumprido” (Kardec, “O livro dos Espíritos”, item 711, Trad. J. Herculano Pires. 64. ed. São Paulo: LAKE, 2004). Assim, o direito de usufruto da natureza corresponde ao dever de bem cuida-la, isto e preservá-la para que as novas gerações, subsequentes, continuem a usufruí-lo.

Nesta seção, então, estaremos frequentemente discutindo temas a partir da diretriz kardequiana em face das questões ambientais do nosso tempo. Acompanhe-nos e ajude-nos à compreensão/estabelecimento de uma ética de sustentabilidade espiritual.

Imagem de Antonio López por Pixabay

ACESSE O CANAL ESPIRITUALIDADE E SUSTENTABILIDADE

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.