Este ambiente primeiramente se destina ao estudo, ao debate e à comunicação social espírita. Estudar para saber. Debater para conhecer outras opiniões. E avançar a partir da dialógica e da dialética.
Todas as iniciativas capitaneadas pelo ECK se constituem como meios de propagação das ideias espíritas na Sociedade, mas objetivam, também, o diálogo com todo e qualquer interessado no Espiritismo, como ator social. É por isso que ele mantém ferramentas nesta plataforma que buscam a interação e a retroalimentação, a partir de sugestões, questionamentos e críticas construtivas.
Também dialogamos com outras expressões do pensamento e da cultura, humanas, religiosas, filosóficas, científicas e sociais. Isto materializa o conselho do professor francês Allan Kardec (1804-1869) Allan Kardec para “acompanhar a ciência” e estabelecer formas de interação do conhecimento espírita na sociedade.
Num segundo aspecto, relativo a este site, pretendemos ser um “banco de dados” contendo materiais (textos, vídeos, áudios, apresentações, resumos, links, livros, artigos e tudo o mais) que possam servir para a pesquisa e o estudo do Espiritismo.
De acordo com as orientações de Kardec, considerado por nós como o criador e codificador da Doutrina dos Espíritos, o Espiritismo deve, igualmente, interagir com todas as formas de pensamento e conhecimento humano-sociais, razão pela qual também poderão ser encontrados nesta plataforma virtual materiais que, embora não sejam revestidos pela “adjetivação” espírita nem sejam produzidos sobre temas espiritistas, possam ser considerados como úteis para a “construção” do Espírito, esse Ser Integral.
De maneira inovadora, o ECK também possui um “Conselho de Gestão”, formado por pessoas de diferentes idades, origens, experiências pessoais, formações educacionais-culturais e vivências no “meio espírita”. É o Conselho o responsável pela definição de metas, estratégias de ação, atividades, projetos e documentos, que são a “cara” do grupo.
No tocante a este site, também existe um “Conselho Editorial” – cujos membros e seus perfis estão e estarão sendo identificados, na seção que é específica – responsável pela definição do que seja aqui veiculado, já que consideramos o mesmo como um “meio de comunicação social”.
Os referidos conselhos são democráticos e participativos, plurais e colegiados, considerados por nós a forma mais adequada e conveniente de definição de premissas, balizas éticas, referências doutrinárias e ações, por parte do ECK. As decisões são, usualmente, tomadas por consenso – sem a necessidade de votação nominal, na maioria das vezes – após a necessária maturação dos temas e situações. Em casos especiais, como a definição de datas ou a arrecadação de fundos para as atividades materiais do grupo, há consulta nominal.
A você que nos visita, damos-lhe as boas-vindas! Esperamos que aprecie seu “passeio” no ECK e que possa se valer das informações e dos recursos aqui disponíveis, gratuitamente. E que você volte sempre!
Um forte abraço,
Equipe ECK.