O que é ser espírita progressista?, por Marcelo Henrique

Tempo de leitura: < 1 minuto

Marcelo Henrique

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

***
Engajados na implantação do progresso espiritual, reduzindo diferenças, lutando contra os desrespeitos a direitos humanos e trabalhando para que o Espiritismo esteja NA sociedade, nos envolvendo em AÇÕES e PROJETOS SOCIAIS, sobretudo em favor dos mais necessitados, somos, também, PROGRESSISTAS.
***

Não sabemos, de início, se todas as definições de “progressista” são as mesmas, ou se são, elas, concordantes ou conciliatórias entre si.

Como atuamos em alguns grupos que são espíritas e são progressistas, podemos definir o escopo do conceito e da proposta espírita progressista.

Somos, de início, a antítese dos “espíritas conservadores”. E por quê?

Porque o Espiritismo em essência – calcado sobretudo nas Leis Morais e em face de sua estrutura doutrinário-filosófica – é PROGRESSISTA, já que tende ao progresso espiritual (individual e coletivo), no sentido dos indivíduos, de per si e coletivamente, agirem para a promoção do progresso. E é, também, progressivo porque obedece à marcha do progresso que vige em todos os mundos habitados.

Jesus foi um PROGRESSISTA (talvez o maior que a Humanidade tenha conhecido). Kardec foi PROGRESSISTA, pelo que desempenhou como educador na França e, também, como ORGANIZADOR da Doutrina dos Espíritos. E muitos dos Espíritos que instruíram a Humanidade, por meio de mensagens contidas na obra kardeciana, também podem ser assim considerados.

Quanto a nós, por fim, se resolvemos, de fato, engajados na implantação do progresso espiritual, reduzindo diferenças, lutando contra os desrespeitos a direitos humanos e trabalhando para que o Espiritismo esteja NA sociedade (e não apenas nos confortáveis “centros espíritas”), nos envolvendo em AÇÕES e PROJETOS SOCIAIS, sobretudo em favor dos mais necessitados, somos, também, PROGRESSISTAS.

E você, pode se dizer progressista?

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

5 thoughts on “O que é ser espírita progressista?, por Marcelo Henrique

  1. Quando Chico falou que a única mensagem que ele tinha que deixar era a de Jesus,Amai vos uns aos outros com vos amei, deu para entender a mensagem

    1. O amar o próximo é progressista, pois para que possa amar deve deixar conceitos conservadores da sociedade que os prendem na família sanguínea e olhar todos sem acepção como irmãos.

  2. Não devemos trazer o “Nós e Eles” para dentro Espiritismo. Até porque o mundo não se divide apenas entre progressistas e conservadores. A diversidade de opiniões precisa ser protegida. Toda a unanimidade é auto-limitada. Amar ao próximo implica em transcender posturas politicas dentro do significado AMPLO de caridade fora da qual não há salvação..

    1. Caro Roger, as definições do Espiritismo (Filosofia Espírita) contidas nas 32 obras de Kardec apontam para APENAS um dos “nós x eles” que você discorda: o Espiritismo é progressivo e progressista. Progressivo porque está sempre em mutação, ascendente, a partir de novas informações, novos diálogos, novos debates e novas descobertas sobre a aplicabilidade das Leis Universais (imutáveis). E progressista porque impele ao progresso, primeiro individual, depois coletivo. As Inteligências Superiores disseram que o Espírito, ao progredir, espalha suas ideias e cativa outros Espíritos para o seguirem e, juntos, trabalharem pelas melhoras sociais e pela implantação da Justiça Social.
      Em outras palavras, NÃO HÁ ESPAÇO PARA CONSERVADORES no Espiritismo e nas ações espíritas. Os conservadores “se contentam” com o que aí está e não promovem o progresso.
      O ECK é progressista e progressivo. Sempre estamos aprendendo, uns com os outros, e com os Espíritos mais adiantados.
      Quanto à “divisão” entre “nós e eles”, também as Inteligências Superiores o disseram: ao se despojar das paixões meramente humanas, muitas coisas passam a não ter mais sentido para as almas despertas.
      Continue acompanhando nossas postagens e agradecemos seu comentário.

      Coordenação-Geral CK

    2. Perfeita a resposta do ECK.
      Espiritismo com Kardec não tem lugar para o conservadorismo e quem conhece as obras de Kardec percebe isso com clareza.

      Conservador = aquele que deseja manter o Status Quo, que deseja a sociedade do modo como está. E como sociedade está não dá. O espírita não pode se dar por satisfeito com tanta desigualdade social, com tamanha valorização do materialismo em relação ao espiritual.

      Progressista: aquele que deseja o progresso, a melhora na condição humana e o aperfeiçoamento moral dos espíritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.