O que o cérebro tem para ensinar aos médiuns?
Núbor Orlando Facure
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Allan Kardec ensina que nossa alma, quando emancipada parcialmente do corpo, pode “enxergar” quadros ou cenários arquivados em seu próprio cérebro físico. Isso significa que nossos neurônios armazenam sinais que nos permitem recompor memórias de coisas vistas ou vividas.
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A nossa visão
O olhar é uma das propriedades mais ativas do nosso cérebro. Nós mobilizamos dois terços (70%) do córtex cerebral, quando estamos olhando para uma criança correndo.
Existem trinta áreas cerebrais que estarão atuantes nessa visão trabalhando nos seus detalhes. Precisamos saber quem é essa criança, qual a sua localização, com que velocidade se locomove, para onde se dirige, que roupa usa, suas cores, o risco que corre, o parentesco que tem conosco, se vem até nós para dizer alguma coisa e se precisamos abrir os braços para abraçá-la ou acudi-la de um perigo de queda.
Nosso registro visual, então, não é do tipo fotográfico; ele é interpretativo, porque constrói uma paisagem com aquilo que vê.
O que vemos cria, assim, uma “representação” do que “pensamos” estar vendo. Disso decorre que, mais de noventa por cento dessa atividade se processa na mente, e é isso que permite que cada um veja conforme lhe pareça e não como a coisa é.
Porque vemos?
Só há visão humana com a luz. Tudo começa com uma onda de energia vibratória que atinge nossa retina refletindo nela a imagem dos objetos. Aqui a luz atua sobre cones e bastonetes produzindo milhares de combinações em branco e preto ou coloridas, numa mistura de três cores fundamentais: vermelho, verde e azul – a cor é quase um “milagre”, mas é bom saber que ela existe em nós e não nos objetos.
Quando a energia luminosa é convertida em impulso nervoso, este percorre o cérebro produzindo uma série de outros fenômenos que irão nos permitir “qualificar” o que vemos dando-lhes propriedades:
A mansidão do luar;
A quietude dos vales;
A algazarra dos pássaros;
A correria das fontes;
O brilho das estrelas;
O sorriso farto das crianças;
O vermelho forte dos morangos;
O vermelho brilhante do pôr do sol;
O vermelho suave das rosas…
A visão e a linguagem
Nossa mente é responsável por criar representações simbólicas para aquilo que estejamos vendo. Damos-lhes, portanto, qualidades para compreender sua existência.
As propriedades dos objetos e cenários acima descritos não são qualidades primárias. São “imaginações” que criamos para relatar, interpretar e explicar como essas coisas são para nós.
Aprendemos a usar as nossas representações com seus significados para que possam fazer parte da nossa linguagem corriqueira, dispensando a presença do objeto visualizado.
Nossa infância é igualmente povoada de imaginações que aprendemos a ouvir e criar para representar o mundo e aliviar nossas angústias e medos.
Criamos os anjinhos com asas, o homem que é metade homem e metade cavalo, a fadinha que produz estrelinhas, os monstros, os gigantes e os anõezinhos, as bruxas e os heróis.
Entretanto, a maior invenção que criamos para representar nossas imagens foi a escrita. Só o ser humano é capaz de representar um objeto por um conjunto de letras, uma palavra uma frase ou um poema.
Conta-se que uma águia é capaz de ver uma letra a 15 metros de distância, mas, seguramente ela não sabe ler, dar significado a essa letra e compreender o que ela diz.
O capricho da anatomia – subdividindo a imagem
Quando a imagem atinge a parte posterior do cérebro, na região occipital, ocorrem fenômenos anatômicos importantes e curiosos.
As informações se distribuem em camadas a partir de um ponto central, no último giro do lobo occipital. Ali construímos o foco do nosso olhar, a partir do qual, alguns detalhes da imagem se esparramam como numa casca de cebola. Uma parte será enviada ao lobo parietal no Giro Angular, outra para a região temporal no Giro Medial e uma terceira via atinge, também no lobo temporal, o Giro Fusiforme.
Vamos ver qual é o propósito dessa tríplice divisão:
O Giro Angular e suas vizinhanças
Situada no lobo parietal, esse giro desempenha funções interessantíssimas – ele nos permite dispor de um GPS no cérebro – que nos localiza no espaço e permite que sejamos informados “onde” – exatamente isso, onde – isto é, aonde está determinado objeto.
Imaginemos estarmos pegando uma xícara no meio de várias louças e copos. Nesta situação, os “desajeitados” sempre aprontam pequenos desastres caseiros, porque o GPS está funcionando mal
No Lobo Parietal direito alguns experimentos cirúrgicos conseguiram estimular as proximidades interessantes dessa área:
O paciente estimulado referia sentir-se fora do corpo – ocorre uma projeção da imagem corporal para fora do corpo físico – semelhante aos conhecidos relatos metafísicos de “experiências fora do corpo” que hoje conta com vastíssima comprovação na literatura médica.
O Giro Medial e o lobo temporal
Aqui, há regiões que nos permitem ter noção “do que é” e dos movimentos das pessoas e dos objetos identificados – é um pássaro? Não! É um sagui pulando na árvore…
Para sabermos a importância dessa função basta circular pelo corredor de um Shopping onde várias pessoas vêm apressadas em nossa direção obrigando-nos a desviarmos de um ou de outro – aqui também os “desastrados” se dão mal, trombando frequentemente nos outros e, às vezes, em nós, ao pararmos para abraçar um amigo.
O Giro Fusiforme
Passa-se, nele, um fenômeno de extrema importância – é uma área onde é projetado o rosto das pessoas, sendo assim processada a identificação dos amigos e dos desconhecidos, uma distinção fundamental para a sociabilidade e a sobrevivência.
E, nesse particular, todos nós “tropeçamos”, quando nos lembramos de um determinado rosto, mas nos foge, com frequência, o nome daquela pessoa.
Um breve resumo
Concluímos, então, que logo após termos as imagens registradas no lobo occipital, elas esparramam suas conexões para áreas vizinhas, a fim de podermos tomar conhecimento da cor, da forma, do movimento e da localização precisa do objeto visualizado – para cada uma dessas funções há um grupo particular de neurônios executando essa tarefa.
Diz a neurologia que nós temos, sim, um neurônio para nossa avó e outro para a Angelina Jolie…
Entre o cérebro e a mente
Ensina a neurologia que a imagem que nos chega aos olhos não é interpretada como um reflexo que se projeta em um espelho.
Cérebro e mente vão construir o que “pensam” estar vendo. Portanto, para tudo que vemos, o cérebro e a mente montam uma representação, daquilo que imaginam ser o que está sendo visto.
Vale a pena repetir com os cientistas que nossa realidade é pura imaginação. Mais importante, ainda, é saber que cada um de nós imagina o mundo a seu modo.
A neurologia propugna que, ao construirmos nossas imagens mentais, juntamos algumas peças que se conjugam nessa imaginação.
Primeiro, a expectativa: se espero ver um anjo, devo lhe dar asas, como uma de suas propriedades.
Repetindo o que já aprendemos, a visão é um processo ativo, nossa mente é quem põe nos objetos (ou nas pessoas) as características que espero ver neles (nelas).
Depois, é que atuam as nossas memórias: se já conheço o pequi do serrado, fica fácil identificar esse fruto quando o encontro no meio da panela de arroz, tingindo-o com sua cor amarelada.
E, ao ver um rosto na multidão, saberei de quem se trata, caso minhas memórias detectem nosso parentesco ou amizade;
Finalmente, também interfere a nossa cultura, pessoal e coletiva. O peão que reconhece os animais na roça, o mecânico que trabalha com as peças do motor, o médico que manuseia os instrumentos da cirurgia, o cozinheiro que escolhe os ingredientes da comida, o mateiro que transita fácil pela floresta, o piloto que pousa o avião mesmo com a névoa da tempestade… Todos eles enxergam detalhes que somente os seus conhecimentos possibilitam compor.
As extravagâncias da patologia
Lesões, inflamações, tumores e síndromes diversas são capazes de desencadear manifestações que acabam por deturpar a nossa visão. Fora dos quadros neurológicos clássicos de cegueiras e hemianopsias – perda parcial ou completa em uma das metades do campo visual de um ou de ambos os olhos.
Vale a pena apontar curiosidades que ocorrem em algumas pessoas…
Afetada a área que identifica o movimento dos objetos ou das pessoas, o indivíduo relata curiosidades inacreditáveis – um deles diz que não pode pôr o leite no copo. Ao virar a garrafa ele não percebe a descida do líquido que acaba entornando – não há como perceber que o leite desceu da garrafa enchendo o copo.
Outra conta que não há como andar no Shopping. Ela nunca sabe se as pessoas estão vindo em sua direção e é terrível, também, tentar atravessar uma rua enquanto os carros estão passando.
Um terceiro nota que, aqueles pássaros que voam, ali por perto, na verdade lhe parecem estarem parados. Mas, eles aparecem ora num lugar, ora noutro, deixando-o bastante confuso…
As cores mudam de tonalidade ou desaparecem em pacientes com epilepsia – eles podem relatar “crises” visuais, nas quais percebem em seu campo de visão o desenrolar de uma cena como se fosse um filme. Podem, de início, serem imagens em branco e preto, vindo depois o colorido adequado preencher o cenário.
A mediunidade: vendo Espíritos
A vidência é um tipo raro de mediunidade. Crianças costumam ver muito, assim como os idosos, nas fases finais da vida.
Os bons médiuns videntes fazem relatos muito interessantes, que podemos compreender melhor conhecendo o que nos diz o cérebro conforme o estivermos estudando.
Precisa ser dito que o médium não vê o Espirito, mas é o Espírito que se faz ver – usando a coparticipação de uma fisiologia especial de que dispõe o médium vidente.
A percepção de uma entidade espiritual acontece por uma combinação de fenômenos – é preciso uma simbiose dos fluidos do encarnado com os do desencarnado. Ocorre uma sintonia fluídica com a assimilação, pelo perispírito do médium, daquilo que lhe projeta o Espírito (desencarnado). E, finalmente, a imagem que o Espírito quer nos mostrar tem sua expressão no cérebro físico do médium, onde terá que se submeter ao que estudamos sobre ele, conforme visto acima.
Portanto, podemos resumir algumas de nossas afirmações, anotadas acima:
1) O mundo visível é uma imaginação da mente – a isso se chama percepção visual;
2) O estímulo visual atinge o “cérebro”. Mas, é a mente que constrói a representação do que vê – isto é, criamos uma imagem mental do que pensamos estar vendo;
3) Cada um de nós constrói imagens visuais conforme suas expectativas, suas memórias e sua cultura;
4) Há regiões diferenciadas no cérebro ,situadas no entorno da região occipital, para a percepção do espaço e o que nele se acha contido, bem como a localização de objetos ou de pessoas, sua movimentação, sua forma, sua cor e sua identidade facial.
Conclusões diante de relatos mediúnicos
O que podemos aprender diante dos relatos dos médiuns é:
a) Em “O livro dos Médiuns”, Allan Kardec, ensina que, a vidência é um tipo de mediunidade rara e que não se deve provocar seu desenvolvimento. Do contrário, deve-se deixar que ela siga seu curso natural, evitando o risco de sermos iludidos por efeito da (nossa) imaginação. O cérebro é, então, farto de informações e a mente é muito criativa, podendo nos fazer ver o que não existe;
b) No mundo fantasioso da criança é comum ela conversar com personagens construídas pela sua imaginação, mas, nem tudo é fictício no mundo do infante. No histórico de muitos médiuns, é por eles relatada a vidência desde a infância. Nesta época, vale dizer, nenhum deles tinha conhecimento suficiente para identificar que parte da conversa era mesmo com entidades espirituais;
c) No idoso e em pacientes terminais, há relatos de visitas de Espíritos familiares que se fazem ver pelo paciente – a veracidade desses relatos merece crédito inquestionável – e a Doutrina Espírita é farta em relação a tais comprovações;
d) Na epilepsia, embora a neurologia acadêmica ainda não admita, é possível que certas crises sejam precipitadas por entidades perturbadoras, e podemos conjecturar que as imagens visualizadas nas crises tenham a ver com a dimensão espiritual – nas palavras de Kardec, a vidência geralmente é um episódio fugaz, lembrando muito, para a Medicina, uma “crise” cortical – por excitação de neurônios na região occipital (minhas considerações).
e) A vidência não é um fenômeno contínuo. Ela costuma ocorrer em flashes, circunscritos, frequentemente, a um foco, num determinado ponto do ambiente – às vezes, o Espirito aparece sistematicamente no mesmo lugar, ou ora aqui ora ali. Pelo que estudamos, a fixação do Espirito num determinado lugar ocorre por estímulo de neurônios localizatórios no cérebro do médium e não como fato real. Não é culpa do Espirito aparecer sempre ao lado do piano, é o cérebro do Médium que só consegue o enxergar ali;
f) A aparência com que se apresenta o Espírito tem a ver com a estimulação de neurônios da área occípito-temporal, a mesma que nos permite identificar as formas dos objetos. O conceito popular ensina que a descrição das formas depende dos olhos de quem vê – atentem para o vestido da noiva em um casamento: cada convidado fará a descrição com os detalhes que mais lhe afetarem. É por isso que, nas visões, tanto podem ser descritos santos como demônios – asas, auréolas, chifres, tridentes, mantos escuros ou mantos de luz;
g) Quando Wilder Penfield iniciou as primeiras neurocirurgias para a cura da epilepsia, o paciente era operado estando acordado e com o cérebro exposto. Isso permitia que certas áreas do cérebro pudessem ser estimuladas eletricamente pelo neurocirurgião. Dr. Penfield conseguia obter, com essa técnica, que o paciente relatasse o que estava vendo ou sentindo ou movimentando seus dedos. Ele podia, também, emitir algumas palavras, gritos, ver cenas do seu passado, descrever locais onde vivera ou onde se sentia projetado.
Allan Kardec ensina que nossa alma, quando emancipada parcialmente do corpo, pode “enxergar” quadros ou cenários arquivados em seu próprio cérebro físico. Isso significa que nossos neurônios armazenam sinais que nos permitem recompor memórias de coisas vistas ou vividas – penso, eu, que essa é uma vulnerabilidade muito apropriada para a atuação dos Espíritos obsessores.
Pela luz da ciência e o crivo da razão filosófica, tudo se encadeia. Senti-me transportado ao Mundo das Ideias e das Aparências, como diria meu amigo Platão. É impressionante como um artigo fundamentado na dialógica e na dialética pode nos conduzir a reflexões tão profundas. Ainda há espíritas que acreditam que o Espiritismo se limita a questões puramente de fé. Fala sério! Quem tem olhos para ver, que se questione se vê de fato.