Uma revisão da metodologia kardequiana para a universalidade do ensino dos espíritos

Tempo de leitura: 2 minutos

Marcelo Henrique

***
“é incontestável que submetendo ao cadinho da razão e da lógica todos os dados e todas as comunicações dos Espíritos, fácil será repelir o absurdo e o erro. Um médium pode ser fascinado; um grupo, enganado, mas o controle severo dos outros grupos; a ciência adquirida e a grande autoridade moral dos chefes de grupos; as comunicações dos principais médiuns que recebem um cunho de lógica e de autenticidade de nossos melhores Espíritos, rapidamente farão justiça aos ditados mentirosos e astuciosos emanados de uma turba de Espíritos enganadores, imperfeitos ou maus” Erasto (Revue, outubro, 1861. Epístola aos espíritas lioneses).

***

RESUMO

Todos os que se debruçam sobre a Filosofia Espírita devem compreender não só a teoria expressa nas trinta e duas obras do Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, mas, além disso, entender o próprio processo de composição da teoria e de delimitação do escopo e alcance de cada uma delas.

Este trabalho procura delimitar as principais noções apresentadas pelo professor francês no estabelecimento da teoria espírita e sua validação pelo Controle Universal do Ensino dos Espíritos (CUEE), verificar sua pertinência e atualidade e propor, experimentalmente, uma nova experimentação das evocações e da recepção de mensagens espontâneas, pela mediunidade, aplicando o CUEE sobre as mesmas e verificando se é possível agregar à teoria espírita originária, novos elementos ou princípios espíritas.

FAÇA O DOWNLOAD ABAIXO  (PDF 347 KB)

Revisao metodologia kardequiana (MH)

Foto desta pagina meramente ilustrativa Imagem de David Krüger por Pixabay

Written by 

Postagem efetuada por membro do Conselho Editorial do ECK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.